novidades no legislativo

VÍDEO: CCs são definidos, e prefeito faz primeira visita à Câmara

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Karohelen Dias (Câmara de Vereadores)
Prefeito reeleito Jorge Pozzobom (PSDB) fez a primeira visita institucional à presidência da Casa

A Câmara de Vereadores de Santa Maria teve, nesta segunda-feira, o primeiro dia útil em 2021, após a solenidade de posse que ocorreu na sexta-feira passada. E a renovação do quadro de cargos de comissão da Mesa Diretora já começou. Das 16 indicações possíveis, 10 estão definidas (veja a lista abaixo).

CARGOS DEFINIDOS ATÉ O MOMENTO

  • Assessor Diretoria Administrativa - João Onorio Saraiva
  • Assessor Diretoria Legislativa - Pablo Silveira Machado
  • Assessor Superior da Secretaria Geral - Adriana Ceratti
  • Assessoria da Presidência - Maria Lenir Alves de Mello
  • Chefe da Divisão de Informática - Luís Henrique da Costa
  • Chefe de Divisão de Patrimônio - Rochester de Jesus Lopes
  • Chefe de Gabinete da Presidência - Rodrigo Herte Teixeira
  • Diretoria de Comunicação - Karohelen Dias
  • Procurador Jurídico Legislativo - Eduardo Corrêa
  • Secretário Geral - Wagner Pompeo

Entre os nomes, há, pelo menos, três advogados, Wagner Pompeu, Rodrigo Teixeira e Eduardo Corrêa, que assumem as funções de secretário geral, chefe de gabinete da presidência e procurador jurídico, respectivamente.

Dentre os cargos que ainda precisam ser preenchidos, o mais importante, sem nome divulgado até agora, é o de diretor legislativo, que auxilia o secretário geral no gerenciamento das atividades legislativas técnicas, como o controle dos projetos que entrarão em pauta nas sessões. Entretanto, já se sabe que Julio Cesar Gonçalves dos Santos, que ocupa a função atualmente, não ficará no cargo.

Estado nega recursos e volta a ter bandeira preta no mapa definitivo

AS FUNÇÕES
Os cargos de confiança (CCs) da Mesa Diretora têm a função acompanhar os vereadores na administração de aspectos burocráticos da Câmara. A Secretaria Geral coordena a execução de todas as atividades do Legislativo, e o Gabinete da Presidência atua na organização dos compromissos oficiais, agenda, despachos e transporte para o presidente, por exemplo.

Apesar de serem fruto da indicação dos partidos que ganharam a eleição da Mesa Diretora, que ocorreu na última sexta, o recém eleito presidente da Casa, João Ricardo Vargas (Progressistas) garante que, na maioria das indicações, a busca foi por nomes que tivessem conhecimentos técnicos dentro da área que irão atuar.

- Os nomes foram escolhidos dentro do grau de conhecimento dos vereadores sobre cada área. Quando sentamos para conversar, definimos algumas diretrizes, por exemplo, que o procurador tinha que ser uma pessoa de exercício pleno do Direito - explica Vargas.

Até o fim desta semana, a lista de nomeações deve ficar completa. Os cargos, da Mesa Diretora, têm salários que vão de R$ 1,9 mil a R$ 13 mil.

Marta Zanella abandona carreira legislativa

REUNIÃO
Ontem, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) esteve na sede da Câmara ao lado do vice, Rodrigo Decimo (PSL). Foi a primeira visita do chefe do Executivo ao agora chefe do Legislativo. Na ocasião, durante uma hora, eles trataram sobre as primeiros projetos que devem ser enviados pela prefeitura para discussão no plenária do prédio histórico da Rua Vale Machado.

- Foi uma visita não protocolar. É uma mudança de comportamento do prefeito, que julgou ser importante estar mais próximos dos vereadores. No dia da posse, ele me prometeu que viria com o vice para trocarmos algumas ideais - conta Vargas.

O novo presidente do Legislativo antecipa que ficou combinado entre as partes que a prefeitura irá enviar, até fevereiro, uma proposta com alterações no Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Elas servirão, segundo Vargas, para destravar setores econômicos, principalmente o da construção civil.

Também participaram da reunião os vereadores Tony Oliveira (PSL), Pablo Pacheco (Progressistas), Paulo Ricardo (PSB) e Ricardo Blattes (PT).

Pozzobom também comunicou que estará de férias regulamentares, por 15 dias, a contar de 11 de janeiro.

REPRESENTATIVA
Nesta terça-feira, a partir das 9h, acontece a reunião da Comissão Representativa de janeiro, com a presença dos integrantes da Mesa Diretora e de, no mínimo, um vereador de cada bancada. Não há discussão de projetos, conforme regulamento interno.

A novidade da reunião será a posse de Juliano Soares (PSDB), que não compareceu no último dia 1º porque estava no aguardo do resultado do exame para a Covid-19, de acordo com o progressista João Ricardo Vargas.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria tem dois novos secretários interinos

Próximo

Marta Zanella abandona carreira legislativa

Política